Eusébio é a melhor cidade do País em Padrão de Vida, segundo ranking da Revista IstoÉ


O município do Eusébio foi à única cidade do Estado do Ceará incluída no ranking das Melhores Cidades do Brasil 2015, sendo premiada no quesito Padrão de Vida, entre os municípios de pequeno porte, até 50 mil habitantes. O estudo foi realizado pela agência de risco Austin Rating para a Revista Isto É, com base em mais de 500 indicadores de diferentes fontes. O resultado foi um ranking de 84 municípios entre os 5.565 existentes no País.

O premio agrupou os vencedores em quatro pilares fundamentais: indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. A comenda foi dedicada às experiências bem sucedidas. Foram três meses de compilação dos dados de todos os municípios brasileiros a fim de as cidades que conseguiram encontrar as melhores maneiras de atingir a máxima eficiência. O estudo é inédito no País, pois é o primeiro a avaliar a gestão fiscal, os resultados econômicos e sociais, bem como o desenvolvimento da mobilidade digital.

Além de Eusébio, foram vencedoras no Nordeste apenas as cidades de Salgueiro (PE), primeiro lugar na aplicação em Saúde e Educação e Lauro de Freitas (BA), primeira em padrão de vida, em cidade de médio porte

Segundo o prefeito Arimatéa Júnior, (que esteve em São Paulo, na última quinta-feira, recebendo o prêmio de ‘Melhor Cidade em Padrão de Vida do Brasil’, das mãos do ministro das Cidades, Gilberto Kassab), o padrão de vida se refere à qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis a população.  “Esse item leva em conta não só o nível de vida material, mas também fatores mais subjetivos envolvidos na vida humana, como lazer, segurança, recursos culturais, de saúde mental”, observa.

“No Eusébio, a população é uma grande aliada na manutenção da qualidade dos serviços prestados. A gestão é baseada nos pilares sociais. A Educação tem como motor principal, o Tempo Integral em 100% das escolas, onde os alunos permanecem durante 10 horas diárias na Escola, com todo acompanhamento necessário para seu desenvolvimento. Na Saúde, universalizamos o atendimento primário, com cobertura do Programa de Saúde da Família e de Saúde Bucal em 100% do território. Temos ainda, a cobertura do programa de Renda Mínima municipal com mais de 800 famílias atendidas e o Transporte Público gratuito, como carros chefes dos nossos programas sociais”, pontua.

Segundo ele, esse trabalho tem proporcionado ao município resultados reconhecidos por entidades internacionais, como o Unicef. Quanto à mortalidade infantil, no Eusébio ela está abaixo de 9 óbitos por mil habitantes, a menor do país e comparável a países do primeiro mundo, como Inglaterra e Noruega. Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o município tem ficado sempre nas primeiras colocações do Estado. O mesmo ocorre nos quesitos de criação de empregos e renda per capita”, frisa.

Os resultados exitosos obtidos pelo município cearense têm atraído milhares de pessoas de todo o País em busca de uma melhor qualidade de vida. No município estão em construção mais de 220 condomínios fechados e até 2017 estará sendo concluída a cidade Alphaville M. Dias Branco, um bairro de classe média alta com capacidade de abrigar 25 mil pessoas nos próximos cinco anos, que representa hoje 50% da população da cidade.  “Esse prêmio é mais um incentivo para continuarmos trabalhando para que no município mantenha o padrão de vida elevado”, asseverou.

 

DA REDAÇÃO O ESTADO ONLINE

Fonte: Assessoria de Imprensa
(NR)

 

 
Quem pensa grande pensa Mercurius
           

Matriz
R. Rodrigues Júnior, 30, Centro - Fortaleza, CE
Telefone: (85) 3388-5500

Filial
Salvador, BA